Notícias

Aplicativo do Crea-TO facilita fiscalização

20/11/2018 11h54 - Atualizado em 10/12/2018 13h24

Com o objetivo de cumprir a missão maior do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins Crea-TO, que é a fiscalização, a regulamentação e a orientação do exercício profissional da engenharia e agronomia, o órgão criou um aplicativo para que, tanto profissionais, quanto população em geral possam realizar a fiscalização indireta através de denúncias. O Aplicativo do Crea, que está disponível para Androide e IOS, oferece vários recursos que podem ser acessados em qualquer tempo e lugar, basta está conectado à internet. O aplicativo disponível no Google play e App Store.

De acordo com o Presidente do Crea-TO, engenheiro civil Marcelo Costa Maia, o objetivo do aplicativo não é ter como público alvo apenas os engenheiros e sim, a sociedade em geral. “Essa ferramenta serve para qualquer cidadão fazer denúncia de obras irregulares. Para os profissionais de engenharia, o uso desse aplicativo é mais importante ainda”.

O aplicativo foi desenvolvido pela equipe da Tecnologia da Informação (TI) do Crea-AC em parceria com profissionais do Crea-TO. Disponível na Play Store para download gratuito e também na App Store, o app fomenta o compartilhamento de informações e denúncias de forma consciente.

O aplicativo possui duas formas de acesso, tanto pelo ambiente público, quanto pelo restrito. No espaço aberto e coletivo é possível ter acesso as notícias sobre o Conselho com informações atualizadas sobre o Crea-TO. Neste ambiente virtual também é possível realizar a fiscalização indireta através de denúncias, sua principal ferramenta. “Qualquer cidadão pode chegar em uma obra, verificar se ela tem ou não um engenheiro responsável e fazer a denúncia tirando a foto. Pela sua localização, todas as informações são transmitidas para o setor de fiscalização do Conselho que vai receber e verificar”, explica o gerente de TI do Crea-TO, Marcus Vinícius. Já em outro ambiente, o acesso é restrito aos profissionais registrados junto ao Conselho. Ou seja, segundo Marcus Vinícius quem já tem acesso ao sistema interno do Crea também vai ter acesso pelo aplicativo.

Por meio deste acesso os profissionais podem gerar protocolo, acompanhar os que já estão cadastrados, acessar documentos, imprimir boletos, visualizar Anotação de Responsabilidade Técnicas (ART) emitidas e futuramente, cadastrar estas ART’s diretamente das obras. Segundo o gerente de TI do Crea, a interface do aplicativo é a mesma já utilizada no Acre. A padronização é proposital, já que o objetivo é facilitar a navegação por parte dos profissionais que, porventura, trabalhem nos dois estados e utilizem os dois aplicativos.

O aplicativo Crea-TO é dividido nas seguintes abas:
Serviços e consultas (ART/Protocolo/Certidões/Financeiro/Autos de Infração/Pesquisa de Profissionais), Notícias, Fiscalização e Denúncias (onde é possível realizar uma denúncia enviando a localização, informações sobre a obra e anexos com fotos) e Institucional (com dados sobre a presidência, diretoria e telefone e endereço do Conselho).
Na opinião do vice-presidente do Crea-TO, engenheiro ambiental Rafael Marcolino, o app é um avanço tanto para a instituição, quanto para os engenheiros que terão mais este mecanismo a sua disposição para facilitar seu trabalho .“Todos ganham com este aplicativo. Ele facilita o trabalho do profissional que vai ter a sua disposição uma série de serviços que o Conselho já oferece e ainda vai aproximar os profissionais do Crea, que poderão conferir as notícias e as novidades que postamos diariamente. Ainda há o reforço na fiscalização, que é uma das missões da entidade. O aplicativo vai proporcionar que todos possam fazer a fiscalização indireta através de denúncias que serão enviadas diretamente para o nosso departamento de fiscalização. Isso só mostra que estamos empenhados com a valorização do exercício profissional, promovendo a melhoria da segurança e da qualidade de vida da sociedade”, finaliza Rafael Marcolino.


Baixe e conheça as funcionalidades do aplicativo do Crea Tocantins