Crea-TO realizará Reuniões Preparatórias para o 10º Congresso Estadual de Profissionais

20/03/2019 12h29 - Atualizado em 28/06/2019 12h48

Faça sua Inscrição aqui!

O que é o Congresso Estadual de Profissionais?

A cada triênio, o Crea-TO realiza o Congresso Estadual de Profissionais, seguido da etapa nacional. Estes eventos oferecem aos profissionais oportunidades de espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. A participação dos profissionais é muito importante, especialmente na primeira etapa, nas inspetorias e nas regionais, pois é uma forma de avaliar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho. Faça sua Inscrição!

Tema central e Eixos
Este ano o Congresso Estadual de Profissionais comemora sua décima edição e terá como tema central “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. A discussão deve contemplar os eixos definidos pela Comissão Organizadora Nacional do 10º Congresso Nacional de Profissionais. São eles:

I. Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia;
II. Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade;
III. Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia;
IV. Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras;
V. Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.

Saiba como enviar sua proposta do CEP pelo SITAC
Acesse o Ambiente do Profissional CLICANDO AQUI.
Depois clique na aba Protocolos e depois em Cadastrar Protocolo.
Escolha o Grupo de Assunto como CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO TOCANTINS e depois escolha o assunto REGISTRO DE PROPOSTA PARA O CEP.

Como funciona
Os debates são realizados em eventos sucessivos que ocorrem por Inspetorias e por Regionais do Crea-TO, seguidos das etapas Estadual e da Nacional.

Parceria entre Sistema
O Confea e Mútua têm contribuído diretamente para a realização das etapas do CEP no Tocantins por meio de patrocínios. Saiba mais sobre o Confea e sobre a Mútua.

Reuniões Preparatórias de Inspetoria (RPIs)

No Tocantins, as RPIs acontecerão em cinco Inspetorias do Crea-TO: Araguaína, Augustinópolis, Guaraí, Gurupi e Paraíso, no período de 28 de maio a 11 de junho de 2019. As propostas aprovadas nessa primeira etapa são pautadas para a próxima fase, a Reunião Estadual - CEP.

Reuniões Preparatórias Regionais (RPRs)
As RPRs serão realizadas nas três Regionais do Crea-TO - Arraias, Dianópolis e Colinas - no período de 04 de junho a 02 de julho de 2019. As propostas aprovadas nessa etapa são apresentadas no Congresso Estadual de Profissionais.

CEP - Congresso Estadual de Profissionais
O 10º CEP acontecerá em Palmas, com data prevista para o dia  09 de julho de 2019. Nessa etapa ocorre a apresentação e aprovação das propostas que foram previamente analisadas nas RPIs e RPRs. As propostas aprovadas no CEP seguem então para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais. Confira a programação!

Nesta reunião serão escolhidos os delegados, profissionais que representarão cada região. Conforme o regulamento, podem se candidatar a delegados os profissionais que apresentarem propostas de melhorias ao Sistema Profissional nas RPIs e RPRs, que estejam em dia com a anuidade 2018 e que não tenham infrações ao Código de Ética Profissional nos últimos 5 (cinco) anos.

CNP - Congresso Nacional de Profissionais
É a quarta e última etapa, onde são reunidas todas as propostas dos Estados e do Distrito Federal, submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o país. O 10º CNP acontecerá em Palmas, Tocantins, nos dias 19 a 21 de setembro de 2019, organizado pela Comissão Organizadora Nacional - CON, do Confea.

Comissão

Eng. Civil Luiz Fernando de Paula Machado (coordenador)
Eng. Civ. Shirlene da Silva Martins (coordenadora Adjunto)
Eng. Civ. Maurício Barbosa Pinto (membro)
Eng. Agro. Norton Rodrigues de Lellis (1º Suplente)
Eng. Agro. Cid Tacaoca Muraishi (2º Suplente)
Eng. Amb. André Cavalcante da Silva (3º Suplente)

Acesse o regulamento aqui.