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Crea Tocantins implanta atendimento automatizado via WhatsApp

06/07/2021 15h27 - Atualizado em 11/08/2021 16h19

O objetivo da gestão é tornar o atendimento mais rápido, além de evitar que pessoas tenham que ligar ou se deslocar para tirar dúvidas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) implantou um sistema de atendimento automatizado, via WhatsApp, visando agilizar e melhorar o atendimento, evitando que as pessoas tenham que ligar ou se deslocar até o Crea-TO para tirar dúvidas.

A plataforma já estava funcionando há alguns meses, mas em fase de testes. Agora, com todas as funcionalidades revisadas e testadas, o canal de atendimento via WhatsApp já está disponível durante 24 horas por dia, apenas a funcionalidade de falar com um atendente é que funciona das 12h20 às 18h.

Segundo o Presidente do Crea-TO, Daniel Iglesias, esse é um passo importante no processo de renovação do Conselho. “Essa é uma das ações de modernização do planejamento estratégico feito no início da gestão. Entendemos a importância de simplificar os processos e facilitar o acesso dos nossos profissionais e, por isso, temos investido cada vez mais na melhoria de todos os serviços que são realizados pelo Crea Tocantins”, ressalta o presidente.

Para utilizar esse atendimento digital, basta o profissional enviar uma mensagem de texto para o número 3219-9800. Após o primeiro contato, o usuário vai receber uma mensagem automática de boas-vindas com três opções de setores para atendimento: ART, Registro ou Financeiro. A partir desta etapa, já é possível solicitar a opção de falar com um atendente.

O sistema de atendimento via WhatApp do Crea-TO utiliza uma plataforma já pronta, mas o robô com todas as perguntas e respostas disponíveis no aplicativo foram desenvolvidas pelo setor de Registro do Regional. No total, são cerca de 126 perguntas que chegam a formar mais de duas mil combinações de atendimento.

De acordo com o Gerente de Registro do Crea-TO, Yuri Guardiola, por meio do canal, são disponibilizados serviços de consulta para o profissional. “Por meio do robô o profissional consegue realizar qualquer tipo de serviço de consulta. É possível saber, por exemplo, os documentos necessários para o procedimento de inclusão, se tem taxas, onde encontrar a lista de documentos que ele precisa ou mesmo como protocolar algum documento. Todo esse passo a passo vai ser apresentado para ele, através do nosso robô de atendimento via WhatsApp”, afirma o gerente.


Por Viviane Goulart