Eleições 2020

03/02/2020 14h49 - Atualizado em 24/03/2020 14h14

As Eleições 2020 para os cargos de Presidentes do Confea e dos Crea, Conselheiros Federais (BA, TO, MA, PR e RS) e Diretores Gerais e Administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas ocorrerão no dia 3 de junho de 2020, conforme Calendário Eleitoral aprovado pelo Plenário do Confea.

Formulários:

Edital de Convocação Eleitoral nº 1/2020 (Publicado no D.O.U em 3 de fevereiro de 2020)

Aviso de Retificação - Edital de Convocação Eleitoral nº 1/2020 (Publicado no D.O.U em 6 de fevereiro de 2020)

Relação dos requerimentos de registro de candidatura apresentados para os cargos de Presidente do Crea e Diretores Geral e Administrativo das Caixas de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-TO).

Decisão Plenária PL/TO nº 68/2020 que homologa a localização e a composição das mesas eleitorais

Relação de todas as impugnações apresentadas em face dos registros de candidatura

Requerimento de registro de Candidatura - Presidente do Confea

Requerimento de registro de Candidatura - Presidente do Crea, Diretor-Geral e Diretor-Administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas

Requerimento de registro de Candidatura - Conselheiro Federal

As Eleições são regulamentadas pela Resolução nº 1.114, de 2019 (Presidentes do Confea e dos Crea e Conselheiros Federais) e pela Resolução nº 1.117, de 2019 (Diretoria da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea: diretor-geral, diretor-financeiro e diretor-administrativo).

O Plenário do Confea é composto por 18 (dezoito) Conselheiros Federais, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966.

Esse rodízio é disciplinado por uma Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades (Rosa dos Ventos), atualmente aprovada pela Decisão Plenária nº PL 2320/2019. Dessa forma, os cargos de Conselheiros Federais em disputa nas Eleições 2020 do Sistema Confea/Crea são os seguintes:

01 (um) representante da Modalidade Industrial no estado da Bahia;
01 (um) representante da Modalidade Engenharia Elétrica no estado do Maranhão;
01 (um) representante do Grupo/Categoria Agronomia no estado do Paraná;
01 (um) representante do Grupo/Modalidade Agronomia no estado do Rio Grande do Sul; e
01 (um) representante da Modalidade Engenharia Civil no estado do Tocantins.
Em 2020, também haverá Eleições para os cargos de Conselheiro Federal representante das instituições de ensino e diretores-financeiros das Caixas de Assistência dos Profissionais do Crea, em datas ainda a serem definidas, mediante Calendários próprios, que serão aprovados posteriormente pelo Plenário do Confea.

As Eleições são conduzidas pelas Comissões Eleitorais Federal e Regionais, que atuam como órgãos decisórios, deliberativos, disciplinadores, coordenadores, consultivos e fiscalizadores do processo eleitoral no âmbito de suas circunscrições. As Comissões Eleitorais são compostas por cinco conselheiros e igual número de suplentes, todos no exercício da titularidade da função.

Outros Editais e Informações: