Notícias

Crea-TO leva força-tarefa de fiscalização para a região de Araguaína de 23 a 26/02

18/02/2021 14h20 - Atualizado em 18/02/2021 14h25

Após o sucesso da força-tarefa na região de Palmas, em janeiro, o norte do Estado é quem recebe agora a equipe do Conselho de Engenharia e Agronomia do Tocantins.

Assim como cobrado pela maioria dos seus profissionais filiados, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins – Crea-TO continua o processo de intensificação das ações de fiscalização no Estado. Na força-tarefa realizada em Palmas, em janeiro, quase 200 locais foram vistoriados, dentre obras, hospitais, lavouras etc. Agora chegou a vez da região de Araguaína receber a equipe de fiscalização do Conselho Regional.

“A fiscalização efetiva é o nosso maior instrumento para defender a sociedade de pessoas inabilitadas exercendo funções de profissionais que estudaram, se atualizaram e que planejam e se responsabilizam pelos projetos”, disse o Presidente do Crea-TO, Daniel Iglesias. “ O profissional habilitado deve ser valorizado em qualquer área, mas cabe a nós resguardar as atribuições que devem ser exclusivas da Engenharia, Agronomia e das Geociências ”, completou.

A ação de fiscalização em Araguaína será de 23 a 26/02, com todo o efetivo de fiscalização do Tocantins atuando. A “varredura” deverá verificar os dados constantes nas ART’s já emitidas, mas principalmente fiscalizar as ações dos chamados “leigos”, ou seja, aqueles que atuam sem o acompanhamento de um profissional habilitado.

“Nosso intuito não é autuar, mas não podemos ser omissos ao encontrar uma irregularidade”, disse o Gestor de Fiscalização José Luiz Leal. “ O que aconselho é que quem estiver atuando sem acompanhamento técnico, que procure imediatamente um profissional e regularize sua obra ou serviço junto aos órgãos de fiscalização. Esse é o caminho mais certo e que traz segurança para a população”.

Existe ainda a possibilidade de uma inédita parceria entre Crea e Prefeitura de Araguaína para que a força-tarefa atue em conjunto. O Crea e sua Inspetoria de Araguaína estarão à disposição para atendimento e regularizações a partir desta quarta, no horário das 12 às 18h.